Google Apps for Education

Os estudantes aprendem mais quando trabalham juntos. Para isso, o Google for Education oferece as mesmas ferramentas do Google Apps for Work, que já explicamos aqui.
Vamos conhecer alguns desses recursos então?

Gmail

O melhor serviço de e-mail do mundo, que inclui ainda o Hangouts, uma ferramenta de bate-papo.

Google Hangout

Por várias razões, pode ser difícil para os alunos se reunirem fora ou mesmo dentro da escola para redigir trabalhos em grupo. Com o Hangout fica muito fácil fazer videoconferências.

Google Drive

Uma nuvem pessoal para guardar arquivos, fotos, documentos, vídeos e o que mais o aluno precisar. Os arquivos podem ser compartilhados para que todo mundo que tenha acesso aos links possa editá-los a qualquer momento.

Google Docs

Fazem parte do Google Docs o Google Documentos, Apresentações, Planilhas, Desenhos e Formulários. Todos são muito fáceis de usar, contam com vários recursos e produzem arquivos compatíveis com os programas do Microsoft Office, por exemplo.

Google Sites

Foi criado para criar compartilhar e proporcionar acesso simples às informações online. Ele permite o gerenciamento de sites. Por exemplo, o professor pode criar um site para compartilhar conteúdo de sua matéria com os estudantes.

Google Agenda

Um ótimo aplicativo para agendar compromissos, como provas, trabalhos, competições esportivas e outros prazos. Os alunos não têm mais desculpa para esquecer de nada!

Chromebooks for Education

O Chromebooks for Education é a solução definitiva para problemas de hardware nas escolas, ou, em outras palavras, problema de escassez de computadores. Eles são notebooks da Samsung plenamente integrados com o Google Apps for Education. Os computadores são finos, bonitos, não pesam muito na mochila — um dos modelos pesa 1,1kg — e extremamente rápidos. A bateria pode durar até 7 horas em uso e o computador se mantém frio e silencioso.

Google Play for Education

O terceiro pilar do Google for Education é formado por uma plataforma de aplicativos desenhados especificamente para o uso dentro da sala de aula — em dispositivos como os tablets. Entre as possibilidades, que incluem aplicativos pagos e gratuitos, estão:

Explain Everything

Para criar apresentações multimídia e aulas on-line.

Book Creator

Para alunos ou professores criarem os próprios livros.

Comic Strip It! Pro

Tiras em quadrinhos sempre fizeram parte do Enem e de vestibulares, certo? Pois agora, com essa ferramenta, os alunos podem fazer suas próprias tirinhas.

Sumo Paint

Para editar imagens e criar arte digital.

Socrative 2.0

Para criar facilmente questionários e enquetes.

Quizlet

Para os alunos criarem e compartilharem fichamentos e anotações.

Math Workout Pro

Uma ginástica arimética todo dia.

TypingClub

Para os alunos aprenderem a digitar cada vez mais rápido.

Livros

Muitos e muitos livros digitais, entre livros didáticos e de literatura.
Em uso há seis anos na Europa e nos Estados Unidos, o Google for Education foi recentemente adotado por todas as escolas da Malásia, um serviço para 10 milhões de alunos, professores e diretores. Quer saber mais? Assista a este vídeo e conheça melhor os três pilares do Google for Education!
Viu como esse pacote de benefícios pode ajudar na educação dos alunos e no trabalho dos professores? Qual das ferramentas disponibilizadas chamou mais sua atenção? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e participe da conversa!

Leia também: